CRCSC repudia expressões sobre profissionais contábeis em novela da Globo

A forma preconceituosa e agressiva com que os profissionais contábeis foram nominados fere toda uma categoria. São 20 mil profissionais no Estado de Santa Catarina, 500 mil no Brasil.

O CRCSC repudia as expressões usadas na semana passada (entre 12 e 21 de janeiro) na novela da Globo “Guerra dos Sexos” a respeito dos profissionais contábeis. As personagens usaram termos como “especialistas em falcatruas”, “maquiadores de balanços”, “fraudadores” em vários capítulos da novela, causando constrangimento e revolta nos profissionais da Contabilidade de todo o país.

Apesar de saber da dimensão fictícia de uma novela, o CRCSC lembra que trata-se de um produto muito difundido nos lares brasileiros e por isso, consolida hábitos e fica no imaginário popular. A forma preconceituosa e agressiva com que os profissionais contábeis foram nominados fere toda uma categoria. São 20 mil profissionais no Estado de Santa Catarina, 500 mil no Brasil.

São profissionais responsáveis pelas informações financeiras e pela gestão de empresas públicas e privadas, pequenas ou multinacionais. Atuam de maneira educativa, orientando empresários a cumprirem as regras e a legislação tributária.

Estamos iniciando o Ano da Contabilidade e justamente queremos mostrar a organização, a busca constante pela qualificação e a colaboração dos profissionais contábeis à transparência e à ética na gestão pública ou privada.

O CRCSC enviou ofício ao CFC solicitando que se manifeste sobre esse assunto, e vai também enviar carta à Rede Globo pedindo uma retratação ou algo que mostre uma cena da vida real dos profissionais contábeis para eliminar a imagem anteriormente passada a população. Assim como fez também outros Conselhos, que enviaram cartas exigindo que tratem a profissão e os profissionais da Contabilidade com o respeito que merecem, sem rótulos e velhos clichês preconceituosos.

http://www.crcsc.org.br/index.php?cmd=noticias&id=1306